Como Tudo começou

12/10/1972 13:00

 

Como tudo começou

Em 12 de outubro de 1972, esteve em visita a São José dos Campos, uma comitiva de empresários americanos com o objetivo de comprar uma grande área onde pudessem construir 6.000 residências de padrão classe média alta, da época.

O então Prefeito Municipal, Sr. Sérgio Sobral de Oliveira, recebeu a comitiva e levou-a para almoçar no tradicional restaurante do momento, o 'Santa Helena', na rua 15 de Novembro.

Após o almoço, a comitiva dirigiu-se ao C.T.A - Centro Técnico Aeroespacial, e de helicóptero, sobrevoaram as áreas mais próprias para a construção das referidas residências.

Os bairros de Santana e Vila Dirce, não foram aprovados por serem áreas de muitas elevações. A seguir rumou para a Zona Sul da cidade, região do Jardim Satélite onde na época, já estavam sendo construídas centenas de casas populares. Também não se decidiram por essa região.

A última área a ser sobrevoada, foi a saída da cidade no sentido Rio de Janeiro. Localizaram ali, ao lado direito da Rodovia Presidente Dutra, no km. 120, uma grande extensão de terras. Esta área de terreno tinha como divisas o Jardim Diamante (na época com aproximadamente 200 residências), Jardim Motorama, Jardim São Vicente, Jardim Nova Detroit e Jardim Americano (com mais ou menos 1.000 residências).