Construção das Escolas e Fundações do Bairro

26/08/2012 14:01

 

Construção das Escolas e Fundações do Bairro

Em 20 de fevereiro de 1972, iniciaram as fundações da Escola Municipal, hoje Waldemar Ramos, na rua México.

Em Dezembro de 1974, abriram as primeiras matrículas para as crianças do bairro, alunos de 1ª à 4ª série, com 4 salas de aula, na Escola Municipal Prof. Waldemar Ramos. Vár ios diretores passaram por esta escola, mas tiveram presença marcante principalmente as Sras. Márcia Luzia Camargo Pereira, a primeira diretora, e Sra. Tomoyo Wagatsuma. A escola tinha atividades também aos sábados e prestava-se culto á Bandeira cantando-se o Hino Nacional.

A primeira Associação de Pais e Mestres da escola foi presidida pelo Sr.José Antonio Ribeiro, morador do bairro, e foi formado o Centro Cívico Escolar, para aulas de trânsito, saúde e ciências.

Na Rua Chile nº 74, nasceu o primeiro Centro de Recreação e Educação Infantil Maternal e Pré - escola Jardim Encantado, tendo como proprietário o casal Wolney de Barros Leite e Maria Teresinha, hoje proprietários das Escolas Walter Fortunato e Catatau. Posteriormente o Jardim Encantado foi adquirido pela prof. Yara, vindo a chamar de Escola Carlos Drummond de Andrade, hoje fechada.

Ainda em 1974, deu-se início à construção do Vista Verde Clube. Os primeiros moradores da Vista Verde, tinham o direito de freqüentar o clube, enquanto o mesmo fosse administrado pela IBECASA.

Em 1981, a escola EMAK iniciou suas atividades na Vista Verde e tornou-se conhecida como Cantinho do Cererê.

Em 1991 foi inaugurada a Escola Estadual Ana Herondina Soares Schyshof, na Rua Cidade de Washington na Vista Verde II pelo Sr. Pedro Ives então prefeito de São José dos Campos.