Construção das Igrejas do bairro

26/08/2012 14:02

 

A Construção das Igrejas do Bairro Vista Verde

Igreja Católica  Nossa Senhora da Soledade

Em agosto de 1973, foi construída uma igreja católica de madeira, na Rua 2 (Rua Colômbia). O bairro tinha nesta fase, cerca de 200 moradores.

na capela de madeira da Rua Colômbia, os moradores se reuniam com o pároco da Vila Industrial, José Edward Padoam, estudando a melhor maneira de arrecadar fundos para a construção da futura Igreja. Dentre diversas atividades, houve churrasco em 22 de julho de 1973, coordenado pelo casal Camilo Antonio e Célia Rimbant, para arrecadar verbas para a construção.

Depois de várias quermesses em frente à igreja de madeira, na Rua Colômbia, iniciou-se a construção da atual Igreja de N. S. da Soledade.

A IBECASA, no ano de 1976, comprava a área de terreno onde hoje está o Centro Comercial II, antiga Granja do Paulo. Neste mesmo ano, foi inaugurada a Igreja N.S.da Soledade, luta incansável do Padre Nelson. Ele era muito jovem e muito querido por todos. Periodicamente se reunia com jovens em frente à igreja, e ali jogavam bola, peteca, dominó, pulavam corda e outros jogos. A sua saída da Vista Verde foi muito sentida por todos nós.

A cruz montada dentro da igreja foi feita pelo saudoso Sr. Raimundo. Tivemos ainda a inauguração do Viaduto da Vista Verde como também o sistema de tratamento de esgoto.

 

Igreja Evangélica Aliança Cristã Missionária

A fé de que Jesus faz muito mais do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20-21) descreve bem a história da Igreja Aliança Cristã e Missionária no Vista Verde, iniciada com a chegada na cidade de São José dos Campos/SP, em 1975, do eletricista chileno Andrés Barria Aburto e sua família, à procura de nova oportunidade, conseguida com um emprego na General Motors.

Como membros da Igreja Aliança Cristã Missionária no Chile, eles pensaram em iniciar um trabalho aqui, falando de Jesus para seus vizinhos, que se mostraram abertos ao Evangelho; também, os missionários americanos David Jones e Jim Hemminger visitaram a Família em Setembro de 1975, e Andrés os levou ao Bairro Vista Verde, em desenvolvimento pela empresa IBECASA BRASILEIRA, financiado pela Fundação Rockefeller (USA), um bairro pioneiro e diferente de qualquer outro visto anteriormente na cidade e região.

Aos missionários Andrés disse: "Deus colocou este lugar em meu coração e me disse que vamos ter uma igreja aqui." O Missionário David falou com o genro de David Rockfeller em 1976, explicando o pedido de um “pedaço de terra” para construir uma igreja evangélica no bairro; em seguida, contatou o engenheiro e arquiteto do projeto de construção do Bairro Vista Verde, Sr. Harvey C. Weeks, que já conhecia as ações da Igreja Aliança Cristã e Missionária no Peru, fato que facilitou a apresentação do projeto a ele, o que também mostrou como Deus une pessoas através da história.

O templo da Igreja Aliança Cristã Missionária, construído pela empresa IBECASA, na Rua Buenos Aires, nº 414, foi inaugurado em 3 de outubro de 1977 “e, desde então, temos visto ao longo desses 45 anos como Deus age em nós, através de nós e apesar de nós." (Pastor Wilson Ferrante - 09/10/2022)