Construção dos Centros Comerciais I e II

26/08/2012 14:01

 

A Construção do Centro Comercial I

Em Janeiro de 1974, iniciou-se a construção do Centro Comercial na Rua Argentina, com várias lojas para açougue, farmácia, dentista, bar, padaria, restaurantes e até um posto médico, com o objetivo de atender as primeiras necessidades dos moradores.

Em agosto de 1974, foi inaugurado o Centro Comercial-I, primeira fase, com 18 lojas. A primeira delas foi o bar do senhor Hélio Sette, apelidado de "O Corinthiano", localizado no mesmo lugar até hoje. Ali ele educou e criou seus filhos, com sua esposa dona Teresinha, mulher de uma fibra insuperável. Sr Hélio faleceu em 2002. As demais lojas foram: restaurantes, dentistas, farmácia, quitanda, centro médico, etc.

No lado esquerdo do Centro Comercial, fase I, existia a Granja do Sr. Paulo Tanaka, dividida por uma cerca de arame farpado. Ali mais tarde seria construída a segunda fase do Centro Comercial - I, com frente para a Rua Santa Fé, e construção das ruas Malvinas, Filipinas, Belize e Santa Fé, onde atualmente se encontram estabelecidos a Pizzaria do Edinho, a Fármácia Vista Verde (Sr. Gilvan Duarte), o Restaurante 2 Sabores & Truffas da Dna. Rose, o Mercadinho Belot's, o Restaurante Frango & Rango, a Padaria Vista Verde, o Açougue Vista Verde, a Locadora de Vídeos e o Mercadinho Saturno.

O Centro Comercial-I, com frente para a Rua Argentina (Fase 1) e Rua Santa Fé (Fase 2), localizado no Setor I, está classificado na atual Lei de Zoneamento (LC nº 428/2010) como ZUC-1.

 

O planejamento do Bairro e a Construção dos Centros Comerciais II e III

Seguindo o padrão dos bairros americanos, onde não existem comércios e serviços nas ruas internas, caracterizado como zona estritamente residencial (ZR), a Construtora IBECASA reservou também duas outras quadras, para a construção dos Centros Comerciais II e III.

A quadra destinada à construção do Centro Comercial II está localizada no setor 2, com frente para a Rua Gustavo Rico Toro (Marginal da Av. Pedro Friggi), confrontando pelo lado direito com a Rua Cidade de Brasília, pelo lado esquerdo com a Rua Cidade de Washington e nos fundos com a Rua Aparecida Dalprat Souza, onde se encontra estabelecida a Padaria Flamboyant, o Mercado Dia, a UBS-Vista Verde e a Casa do Idoso-Leste, classificada na Lei de Zoneamento como ZUC-2.

A quadra reservada para a construção do Centro Comercial III (terreno vazio) está localizada no setor 3, com frente para a Rua Gustavo Rico Toro (Marginal da Av. Pedro Friggi), confrontando pelo lado direito com a Rua 50, atual Rua Antônio Nunes Machado; pelo lado esquerdo com a Rua Júlio C. Sales e nos fundos com a Praça Júlio Shimabukuro, classificada na Lei de Zoneamento como ZUC-5.

Considerando que o Bairro Cidade Vista Verde foi programado para 3.000 casas, o planejamento previu a construção de um Centro de Comércios e Serviços para cada 1.000 famílias, atendendo, desta forma, os setores 1, 2 e 3 do bairro, que contém 1.000 casas por setor.

O setor 1 começa na Rua Venezuela e vai até a Rua Curaço, próximo à APP - Área de Preservação Permanente "Orlando Villas Boas"; o setor 2 começa na Rua Warvey C. Weeks e vai até a Rua Cidade de Brasília, onde confronta com a área reservada para a construção do Centro Comercial II; e o setor 3 inicia-se com parte da Rua Cidade de Washington e Rua Celso Vilhena Vieira, indo até a Rua José Bezerra da Silva, onde termina o Bairro Cidade Vista Verde.