Criação da infra-estrutura do bairro

26/08/2012 14:00

 

Criação da infra-estrutura do bairro

Todos os materiais de infra - estrutura, telhas e tijolo baiano, foram fornecidos por Campinas e Volta Redonda. A cal vinha de Santa Catarina, o cimento de São Paulo e Minas Gerais. Areia e pedra britada do Vale do Paraíba.

Conforme a liberação dos lotes feita pela Prefeitura e pela Caixa Econômica Federal, começou a infra - estrutura, isto é, a rede de esgotos, água, guias e sarjetas, iluminação pública. O asfalto viria depois.

No mesmo ano de 1973, foi iniciada a construção da caixa d'água para a Vista Verde. I. Em 20 de fevereiro de 1973, a Refinaria Henrique Lage - PETROBRÁS/REVAP, iniciava os serviços de terraplenagem. Mais tarde, seus funcionários reservavam casas na Vista Verde para serem compradas. Muitos compradores faziam suas reservas na planta, sem conhecer o local.

No final do ano de 1974, a Vista Verde tinha 540 casas prontas e entregues. No mesmo ano, a caixa d'água com poço semi-artesiano começava a jorrar água, considerada a melhor de São José dos Campos. A caixa d'água elevada tem 200 mil litros e a subterrânea tem capacidade para 700 mil litros, para aproximadamente 1000 residências.

Ainda em 1974, deu-se início à construção do Clube Vista Verde. Os primeiros moradores da Vista Verde, tinham o direito de freqüentar o clube, enquanto o mesmo fosse administrado pela IBECASA. No mesmo ano, várias obras foram iniciadas, como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a construção do viaduto que interliga a Vila Industrial com o Bairro Vista Verde, sobre a Rodovia Presidente Dutra.

Em Janeiro de 1975, terminou a construção da Vista Verde I (1a. Etapa), que inicia na Rua Venezuela e segue até a Rua Curaçao, onde está construída a casa de nº 1000. Neste mesmo ano já começava a funcionar uma linha de ônibus, que fazia o trajeto das ruas Venezuela, Estados Unidos, México e Argentina. Mais tarde foi retirada esta linha, por reclamação de vários moradores.

No ano de 1976 tivemos ainda a inauguração do Viaduto da Vista Verde como também o sistema de tratamento de esgoto. Na divisa das ruas México, Curaçao, com Buenos Aires existia uma nascente de água potável, que forma um córrego, que antigamente era levada por intermédio de bombas até a sede da fazenda, hoje Condomínio Residencial Floresta.

Em 1980, começou a funcionar a Estação de Tratamento de Esgoto, como também teve início a construção da segunda etapa do Centro Comercial, entre as ruas Malvinas, Filipinas, Belize e Santa Fé.