Início da construção do bairro / entrega das primeiras casas.

12/10/1972 13:00

 

Início da construção do bairro

No mês de outubro de 1972, depois da área aprovada, foi contratada a empresa Sociedade Nacional de Engenharia, de São Paulo, que na época também trabalhava na construção do metrô. Juntamente com a empresa SERVENG, de S.J. dos Campos, começaram os serviços de terraplenagem, com a marcação das ruas e loteamentos para construção das casas.

Em novembro de 1972, foi montada a 1º casa, feita de massa mista batida, que serviu de escritório e depósito de materiais de construção.

O início da construção do bairro foi muito difícil, devido à falta de água, que era transportada em caminhões pipa.

Os compradores eram da classe média, principalmente funcionários da EMBRAER, GM, PHILIPS, ERICSON, CTA, KODAK e PETROBRÁS. Naquela ocasião, a PETROBRÁS estava iniciando as fundações para o que seria posteriormente a REVAP - Refinaria do Vale do Paraíba.A procura pelas casas foi tanta, que os operários trabalhavam até aos domingos e feriados.

Todos os materiais de infra - estrutura, telhas e tijolo baiano, foram fornecidos por Campinas e Volta Redonda. A cal vinha de Santa Catarina, o cimento de São Paulo e Minas Gerais. Areia e pedra britada do Vale do Paraíba.

A refinaria Henrique Lage já estava em ritmo acelerado, trabalhando dia e noite.

As chaves das primeiras 100 (cem) casas foram entregues no dia 20 de março de 1973, com grande festa e queima de fogos.