Maria Elizabeth Alvarado Gomes, moradora do Bairro Vista Verde, em São José dos Campos/SP criou a biblioteca comunitária, que completa 13 anos no dia 13 de abril-2017.

02/04/2017 19:53
 

Moradora de São José dos Campos cria biblioteca comunitária | SP ...

g1.globo.com/.../moradora-de-sao-jose-dos-campos-cria-biblioteca-comunitaria.ghtml

1 dia atrás - Projeto começou com livros de sua filha que morreu em um acidente de trânsito.

    

VALE DO PARAÍBA E REGIÃO

ONTEM

Projeto começou com livros de sua filha que morreu em um acidente de trânsito em 2004.

 

Poder ler, pesquisar e aprimorar seu aprendizado sentindo o cheiro das páginas de um livro, como nos velhos tempos. Essa é uma oportunidade que uma biblioteca comunitária do bairro Vista Verde, zona leste de São José dos Campos, oferece há mais de uma década.

A ideia surgiu de uma mãe que passava por um dos piores momentos da sua vida: a morte da filha. Maria Elizabeth Gomes perdeu sua filha de 18 anos em um acidente de trânsito no próprio bairro em 2004. No mesmo ano, junto a este momento de tristeza, ela começou um projeto que renderia frutos para toda a comunidade e que tornou-se na biblioteca do bairro. Os primeiros livros doados foram os da sua filha. “Ela gostava muito de estudar e também de ler. Com o falecimento dela, eu peguei os livros e começamos este projeto que hoje está grande graças aos moradores”, disse.

Com o passar do tempo, os moradores do bairro abraçaram a causa e aquelas poucas obras ganharam mais companhia. Atualmente, o local conta com mais de 11 mil títulos de livros de vários gêneros.

O processo de empréstimo é feito por meio de um cadastro do leitor com a ajuda dos voluntários. “Como é uma biblioteca comunitária, as pessoas podem entrar e procurar o que quiserem. Nós estamos aqui para tirar qualquer dúvida”, contou Neusa da Costa, professora e voluntária do projeto.

Apesar de todos estes anos de história, com a correria do dia-a-dia e a pouca divulgação, pouca gente sabe que a região tem este projeto aberto ao público. A bibliotecária Rose Mary Coronato entende que as novas tecnologias mudaram as formas de adquirir conhecimento, mas fez um alerta. “A internet é a invenção do momento, mas ela é um meio e não um fim”, alertou.

A biblioteca comunitária Nathalie Alvarado Gomes, que leva o nome da menina inspirou o projeto, funciona na sede da SAVIVER - Sociedade Amigos do Bairro Vista Verde, n.º 93 - Sala 5 , na Rua Malvinas - Centro Comercial Vista Verde.

________________