Sem Acordo...

04/12/2015 13:51
 

 15/09/2015 - terça-feira - 09h45 

 

 

  Sem acordo ... 

 

Através de plebiscito realizado no dia 14/09/2015 na

 Audiência Pública  com a Diretoria da SABESP

moradores decidiram que não aceitam, em hipótese

alguma, a ligação de água do Rio Paraíba no

Bairro Vista Verde.

 

Mais de 300 moradores do Bairro Vista Verde compareceram na Audiência Pública com a Diretoria da SABESP, realizada nesta segunda-feira, dia 14/09 às 19h30, no Auditório da Casa do Idoso/Leste - Vista Verde, que ficou lotado, para ouvir as explicações dadas pelo Eng.º José Carlos Vilela - Gerente Distrital da SABESP em São José dos Campos e pelo Eng.º Sr. Gustavo Sousa Nilo Bahia Diniz – Gerente do Setor de Produção da Sabesp/SJCampos, sobre as razões e motivos da "obra de reforço" na rede de água no bairro - já iniciadas - sem o prévio conhecimento e comunicação aos moradores.

Outro fato que causou bastante estranheza e irritou ainda mais os moradores, foi a notícia de que a placa alusiva a essa obra ter sido colocada no trevo do Bairro Monte Castelo, próximo à Concessionária da Fiat - Itavema, distante a aproximadamente 5 Km do Bairro Vista Verde. 

Essa Audiência Pública tinha sido marcada, inicialmente, para ser realizada na terça-feira passada, dia 08 de setembro, no mesmo horário e local, a pedido do Conselho de Moradores junto à SAVIVER, tendo sido cancelada em razão do forte temporal que caiu naquela noite, deixando grande parte da nossa cidade às escuras.

Durante a Audiência realizada na noite de 14/Set. os representantes da SABESP afirmaram, por diversas vezes, de maneira enfática e incisiva que a referida "obra de ampliação do sistema de abastecimento" foi projetada e aprovada, em 2005 (Governo Eduardo Cury-PSDB), no Plano Diretor da Cidade, que previu a integração e a interligação de todos os bairros à rede central de distribuição de água do nosso Município, em especial dos bairros atualmente abastecidos por poços artesianos, à titulo de prevenção e em casos de urgente necessidade, em atendimento ao pedido da Prefeitura Municipal e das exigências da ARSESP - Agência Reguladora de Serviços do Estado de São Paulo, para que não haja o desabastecimento de água aos moradores do bairro.

Durante a Audiência Pública o Dr. Domingos Malhone - Assessor Jurídico da SAVIVER - na função de mediador - apresentou uma minuta de um "Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta", estabelecendo um acordo entre os moradores do Bairro Vista Verde - representados pela SAVIVER e a SABESP, cujo teor está postado (abaixo), tendo os diretores da SABESP afirmado que "não têm autonomia para assinatura de qualquer documento perante a comunidade, pois o contrato de programa da Sabesp é com a Prefeitura e estamos atendendo o que foi definido em contrato, bem como a prestação de contas é com o municipio", disse o Eng.º José Carlos Vilela - Diretor da SABESP.

Por outro lado, e em sentido contrário, os moradores presentes, através de plebiscito, e bastante revoltados, decidiram que não aceitarão, em hipótese alguma, a ligação da rede de água advinda do Rio Paraíba no Bairro Vista Verde, abastecido há mais de 40 anos por Poços Artesianos, e cuja água é conhecida por sua excelente qualidade e considerada uma das melhores da nossa cidade e da região do Vale do Paraíba.

Embora alertados e advertidos, pelo mediador, com relação à eventual possibilidade de falta de água no bairro, os moradores decidiram não permitir a continuidade da obra no Setor - 2, e estão disposto a impedir a colocação de tubulação da rede na Rua Elvis Aaron Presley, que dá acesso ao Poço e respectiva Caixa d'agua do Vista Verde II.

As obras de interligação do ramal da rede de água do Rio Paraíba no Setor 1 e 3 do Bairro Vista Verde já foram concluídas.

A diretoria da SAVIVER e o Conselho de Moradores se reunirão - nesta terça-feira - dia 15/09, às 19h30 na Escola Walter Fortunato (Rua Bogotá), para fazer um balanço geral da Audiência Pública de ontem, avaliar a decisão dos moradores, analisar as consequências legais e jurídicas dessa decisão, e buscar apoio junto ao Poder Público (Prefeitura, Câmara Municipal e Ministério Público).

 

   Audiência Pública - Auditório da Casa do Idoso / Leste - Vista Verde

   Foto: Nice - 14/09/2015 - 19h30

 

  Moradores bloqueiam obra da SABESP na Rua Elvis Aaron Presley ... 

  Foto: Adriano Brito - Jornal SAVIVER

                                                                  ______________________