4.a Mostra de Vídeos - Preservação Ambiental

28/11/2013 15:25

28/11/2013

 

Preservação das nascentes é tema da 4ª. Mostra de Vídeos Ambientais de São José dos Campos-SP

 

A 4ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes reuniu cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino no plenário da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (28/11/2013). Os estudantes assistiram às 17 produções concorrentes, de 13 escolas municipais e de duas unidades da Fundhas.    

 

Desde 2010, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da sua Assessoria de Educação Ambiental, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolve projetos e programas que visam sensibilizar e provocar mudanças de atitude dos cidadãos em relação ao meio ambiente.

 

educomunicação é uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) que cuida da articulação de ações em comunicação para a Educação Ambiental

 

Em atendimento à Lei 9.795/99, da Política Nacional de Educação Ambiental, esta linha de ação tem como objetivo proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos, através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade dos recursos naturais. 

 

Em 2013 o projeto ganhou uma nova edição, e a proposta para professores e alunos, inspirada na campanha da UNESCO, que declarou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, é desenvolver o tema: "Água na nascente, em casa e na escola: cooperação de todos".

 

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos a partir da proposta de educomunicação, inserida nas atividades de educação ambiental do Programa Nascentes. Os jovens utilizaram seu talento e criatividade para produzir, roteirizar e dirigir documentários, paródias, ficções e animações. Os trabalhos são para ressaltar a importância da preservação das nascentes e da água.

 

A cerimônia de exibição e premiação dos trabalhos foi realizada no dia 28 de novembro na Câmara Municipal, das 8 às 12 horas.

 

William Ramos, de 14 anos, da EMEF Professora Elizabete de Paula Honorato, recebeu o prêmio destaque. Ele compôs e interpretou um rap utilizado como trilha sonora em um dos vídeos. “Foi muito legal, a professora passou o tema e eu criei a música naturalmente. Ficamos surpresos e orgulhosos com a premiação”, afirmou.

 

Jonas Gabriel da Silva Taitax, de 12 anos, da EMEF Professora Luzia Levina, afirmou que o projeto o ajudou a ter um novo olhar sobre a natureza. “Aprendi que se a gente não preservar as nascentes a água vai acabar então, não teremos mais água para beber, lavar roupa, escovar os dentes. Lá em casa, eu agora fecho a torneira pra escovar os dentes, reutilizo a água e nunca deixo a torneira pingando”.

 

A professora Denise Machado, da EMEF Waldemar Ramos, destacou que o trabalho ajudou a desenvolver o senso crítico e a autoconfiança das crianças, proporcionando a troca de experiência e conhecimentos. “Nós aprendemos muito com os nossos alunos. Estamos orgulhosos do resultado”, e agradeceu o apoio e a parceria da comunidade, realizada através da SAVIVER - Sociedade Amigos do Bairro Vista Verde.

 

O presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Bosque dos Ipês, Nelson Alves de Oliveira, fez questão de prestigiar a Mostra. “A semente do futuro são estes jovens. No nosso bairro trabalhamos para engajar toda a comunidade na preservação da nascente. Com a educação e ações como esta, nosso objetivo vai ganhando força”, afirmou.

 

Na mostra, foram premiadas as seguintes escolas:

 

EMEF Elizabete de Paula Honorato – Jd. Mariana I – Efeitos Especiais e Temática
EMEF Dosulina C. Chaves de Andrade – Jd. Altos de Santana – Roteiro
EMEF Luzia Levina Aparecida Borges – Jd. Cruzeiro do Sul – Destaque
EMEF Norma de Conti Simão – Bosque dos Ypês – Destaque
EMEF Rosa Tomita – Jd. São José II – Produção
EMEF Sônia Maria Pereira da Silva – Pq. Novo Horizonte – Criatividade
EMEF Professor Waldemar Ramos – Vista Verde – Destaque

Fundhas Monsanto – Jd. Limoeiro – Interpretação