Agenda 21 - Convite - Audiência Pública

05/02/2014 15:32

05/02/2014

 

Aconteceu...

 

 

CONVITE

 

A Petrobras, o IES – Instituto Eco Solidário e a SAVIVER  convidam você, seus familiares e amigos para participar da 2ª reunião do Grupo Temático, para a discussão aprofundada dos temas validados em audiência pública realizada em novembro de 2013. 

Temas:-Segurança, Áreas Verdes e Poluição do Ar”.

Dia:  05/FEV-2014  (hoje - quarta-feira)

Local: Casa do Idoso - Bairro Vista Verde

End.: Rua Cidade de Washington, n.º 164 

Horário: 14:30 horas

            

O que é a Agenda 21?

Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não governamentais (ONGs) e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais do planeta, para os próximos 100 anos, deste novo século (XXI), correspondente ao período de 2000 à 2100.

Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (CPDS), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, através da Agenda 21 Nacional.

Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, objetivando um desenvolvimento correto, responsável e sustentável, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade de tudo o que é produzido, e não apenas a quantidade e o crescimento desenfreado e inconsequente.

A adoção formal por parte da ONU do conceito de desenvolvimento sustentável partiu da criação, em 1972, da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) que, em 1987, publicou um relatório intitulado “Nosso futuro comum”, também conhecido como o relatório Brundtland. Esse relatório indicou a pobreza nos países do sul e o consumismo extremo dos países do norte como uma das causas fundamentais da insustentabilidade do desenvolvimento e das crises ambientais. Após a conclusão do relatório sobre esses temas, a comissão recomendou a convocação de uma conferência geral, na ONU, para discussão desse assunto de interesse global.

O desenvolvimento da Agenda 21 começou em 23 de dezembro de 1989 com a aprovação em assembléia extraordinária das Nações Unidas de uma conferência sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável como fora recomendado pelo relatório Brundtland, com a elaboração de esboços do programa, que, como todos os acordos dos estados-membros da ONU, sofreram um complexo processo de revisão, consulta e negociação, culminando com a 2.a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92 ou Eco-92, realizada no período de 3 a 14 de junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), onde representantes de 179 países aceitaram adotar esse programa (proposta/projeto) da ONU, que recebeu oficialmente a denominação de AGENDA 21.

Com a adoção da Agenda 21, em 1992, criou-se esse importante instrumento que, aprovado pela OMF (Organização Mundial Combate à Fome), e difundido internacionalmente pela ONU, tornou-se possível repensar e programar um planejamento global. Abriu-se, destarte, o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional, regional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizacional.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais, hídricos e minerais e a ética política (compromisso público/privado de combate à corrupção e desvio de dinheiro público) para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas, o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento dos sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.

Em sintese, a Agenda 21 é um plano de ações para ser adotado no âmbito global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas (ONU), governos em geral e pela sociedade civil organizada, em todas as áreas em que a ação humana impacta de alguma forma o meio ambiente.