Fumaça preta da REVAP-Petrobras assusta moradores da região leste de São José dos Campos/SP

28/05/2014 15:26

28/05/2014 - quarta-feira - 15:30 h

 

May 28, 2014 - 21:07 - Jornal O Vale

Fumaça preta na Revap assusta moradores da zona leste de S. José

 

Chama alta com fumaça na Revap, vista do Jardim Flamboyant, em São José. Foto: Claudio Vieira

Chama alta com fumaça na Revap, vista do Jardim Flamboyant, em São José.                                                                                                            Foto: Claudio Vieira

Cetesb diz que está avaliando a ocorrência; fumaça lançada na chaminé da refinaria foi alta e chegou a ser vista em Caçapava

Xandu Alves
São José dos Campos

Uma grande nuvem de fumaça preta foi lançada na tarde desta quarta-feira da chaminé da Revap (Refinaria Henrique Lage), da Petrobras, na zona leste de São José.
A fumaça foi acompanhada por forte labareda de cerca de cinco metros de altura, mais do que o dobro da altura normal da chama.
A fumaça foi intensa por cerca de 30 minutos e vista de diferentes pontos da cidade, até na divisa com Caçapava, na via Dutra.
“As pessoas saíram dos carros para ver e todo mundo ficou muito preocupado. Vamos nos mobilizar e pedir uma explicação para a Petrobras”, disse Jamilton Pereira, morador e liderança comunitária do bairro Novo Horizonte, na zona leste.

Caldeira. O VALE apurou com funcionários da Revap que a fumaça teria sido ocasionada por um defeito em uma das caldeiras, que faz parte do sistema de geração de vapor e energia da refinaria.
Com isso, algumas unidades teriam parado de funcionar, lançando gases excedentes na tubulação e, consequentemente, para a chaminé.
Em nota, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) confirmou que houve uma “instabilidade operacional da refinaria”, por volta das 14h de ontem.
Em vistoria na empresa, técnicos constataram a irregularidade e que o processo “já se encontrava em fase de estabilidade”. O órgão está avaliando a ocorrência para definir as ações administrativas que serão aplicadas.

Outro lado. Em nota, a Petrobras informou que “ocorreu uma falha no sistema de geração de vapor”, gerando “variação da chama de tocha”.
“Os sistemas de proteção e segurança foram prontamente acionados”, disse a empresa, informando que a refinaria entrou em fase de normalização de suas unidades. “Não houve danos a pessoas, meio ambiente ou instalações”, diz a nota. 

Saiba mais

Fumaça
Uma coluna de fumaça preta foi lançada pela chaminé da Revap por volta das 14h25 de ontem, causando preocupação em moradores da região leste de São José

Causa
Uma caldeira do sistema de geração de energia da refinaria teria parado e provocado outras paralisações, enviando mais gases para a chaminé

Consequências
Técnicos da Cetesb estiveram no local ontem e constataram que a situação havia sido estabilizada. A Cetesb avalia quais ações administrativas tomará contra a empresa, que pode ser multada

Histórico
O mesmo problema ocorreu ao menos por três vezes em 2012. No ano passado, não houve registro de fumaça preta



Bairros pedem explicação oficial
São José dos Campos

Moradores da região leste de São José irão pedir uma reunião com a direção da Revap para cobrar explicações sobre a fumaça preta que saiu da chaminé na tarde desta quarta-feira, causando preocupação nos bairros.
Segundo Jamilton Pereira, liderança comunitária do Novo Horizonte, o lançamento de fumaça “não é bem explicado pela Petrobras”, o que levantaria dúvidas entre os moradores ao redor da refinaria.
“Eles só querem saber o que acontece quando há fumaça preta e se não correm riscos”, afirmou o morador.
Para José Ademir da Silva, presidente do Sindicato dos Petroleiros de São José, a fumaça e a chama alta, embora sejam um transtorno, mostram que o sistema de segurança da Revap funcionou.

Fonte:- https://www.ovale.com.br/fumaca-preta-na-revap-assusta-moradores-da-zona-leste-de-s-jose-1.532964

 

A Diretoria SAVIVER (Sociedade Amigos do Bairro Cidade Vista Verde) ingressou com uma representação junto ao Ministério Público Estadual - GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) contra a "poderosa" refinaria REVAP- Petrobrás por emissão de gases tóxicos e poluentes, que prejudicando a saúde e a qualidade de vida dos moradores do seu entorno...Segundo consta, devidamente intimada e enquadrada pelo MPE-SJC a Diretoria da REVAP assinou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) comprometendo-se a operar dentro dos padrões internacionais de segurança...haja vista que as centenas de multas aplicadas pela CETESBnão surtiram efeito...ESTAMOS DE OLHO!!!

______________________