Bairro Limpo Bairro Sustentável

09/09/2013 15:52

Bairro Limpo

Bairro Sustentável

Neste sábado, dia 6 de julho

Atenção moradores do Bairro Vista Verde!!!

Operação Cata-Treco
05/07/2013
 
 
Operação Cata-Treco recolhe 460 toneladas de materiais em São José dos Campos
 
A Prefeitura de São José dos Campos já recolheu nestes dois meses de trabalho, da Operação Cata-Treco, cerca de 460 toneladas de materiais volumosos, que não são recolhidos nem pelo caminhão de lixo orgânico nem pelo caminhão de lixo reciclável. Neste período já foram atendidas cerca de 100 mil famílias.
 
A operação, que será gradativamente realizada em todos os bairros da cidade, tem o objetivo de reduzir o grande volume de materiais jogados nas ruas e vias públicas. A Secretaria de Serviços Municipais (SSM) recolhe cerca de 5 mil toneladas de entulho, por mês, em todo o município. O custo para a realização deste trabalho é de cerca de R$ 2,5 milhões por ano.
 
Neste sábado (dia 6), o trabalho atenderá os bairros: Vila Bandeirantes; Vila Piratininga; Vista Verde; Jardim Santa Inês 2; Alto do Bosque; Bosque dos Ipês; Parque dos Ipês; Jardim República; Capão Grosso 2, parte do bairro dos Freitas e Bosque dos Eucaliptos (região entre as avenidas Salinas e Andrômeda com as ruas Pedro de Martins Ribeiro e Alberto Silva Ramos)
 
É importante que a população coloque os materiais que serão recolhidos até as 08h00, antes do caminhão da coleta passar. Entre os materiais que podem ser descartados estão restos de móveis e eletrodomésticos, pneus, colchões e sofás velhos.
 
Não serão recolhidos lixo orgânico ou restos de materiais de construção. Os entulhos de construção devem ser levados a um dos 11 Postos de Entrega Voluntária (PEV’s).
 

O Programa Bairro Limpo está operação desde o dia 1º de junho de 2011 e o objetivo é conscientizar a população sobre a importância correta da separação dos tipos de resíduos e o seu destino correto.

 

Um convênio entre a Secretaria de Serviços Municipais e a Cooperativa Futura (Secretaria de Desenvolvimento Social), possibilitou a incorporação de cooperados para trabalharem exclusivamente nos Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs). Os pevs por sua vez são unidades de atendimento aos pequenos geradores de resíduos volumosos, ou seja, recebem até 1 metro cúbico de entulho.

 

Nos PEVs, os cooperados atuam junto aos carroceiros e pequenos transportadores, incentivando-os a entregar os resíduos sólidos no destino certo. A parceria também visa o desenvolvimento de mecanismos para conscientização da população sobre a importância da separação correta e entrega dos materiais.

 

O programa "Bairro Limpo" e o projeto "Cata-Treco" estão em operação conjunta com os PEVs localizados nos bairros: Campo dos Alemães, Altos de Santana, Novo Horizonte, Jardim Satélite, Galo Branco, Conjunto 31 de Março e Parque Interlagos.

 

Apoio: SAVIVER - gestão 2013/2015

 

Leia mais notícias: Secretaria de Serviços Municipais

Leia mais notícias: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

 

 

_________________________________________________________________