Auditoria do MPT aponta falhas em vitoria realizada em

áreas de risco de explosão na REVAP / Petrobras - 

SJCampos/SP

 

São José dos Campos, 05 de Outubro de 2018 às 15h11. Atualizado em 05 de Outubro de 2018 às 15h44. Tânia Campelo

https://www.meon.com.br/mobile/detalhe/noticias/regiao/auditoria-aponta-falha-em-vistoria-de-areas-de-risco-de-explosao-na-

 

Unidade da Revap em São José dos Campos tem 10 dias para contestar autuações

Foto/Arquivo/Meon

 

O Ministério Público do Trabalho (MTE)  aplicou seis autuações na Revap (Refinaria Henrique Lage), unidade da Petrobras na zona leste de São José dos Campos, em razão de irregularidades nas inspeções de áreas potencialmente explosivas e no controle médico de saúde ocupacional.

As autuações foram aplicadas no dia 26 de setembro. O MTE deu dez dias para a Petrobras contestar os autos de infração --o prazo termina na próxima quarta-feira.

Os auditores-fiscais do Ministério do Trabalho constataram que a Revap deixou de realizar inspeções nos equipamentos elétricos instalados em áreas potencialmente explosivas dentro dos critérios das normas técnicas de segurança.  As normas técnicas exigidas pelo Ministério do Trabalho seguem padrões internacionais.

Também foram constatadas irregularidades no Controle Médico de Saúde Ocupacional. A fiscalização apontou que a Revap não faz adequadamente “o rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde dos empregados”.

A fiscalização na unidade de São José ocorreu em abril deste ano, mas a avaliação dos resultados só foi concluída em setembro.

O MTE não quis fornecer detalhes da fiscalização solicitados pelo Meon, como a identificação das “áreas potencialmente explosivas”, as normas não cumpridas pela Revap e os problemas de saúde ocupacional não diagnosticados pela empresa.

A Seção de Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho (Segur) informou que aguarda a conclusão da fiscalização na Replan (Refinaria de Paulínia) para divulgar todas as informações à imprensa.

Incêndio após explosão ocorrida em agosto  na Replan, refinaria da Petrobras em Paulínia, região de Campinas

Divulgação/FUP Federação Unificada dos Petroleiros

 

Explosão na Replan
A fiscalização na Replan ocorreu entre os dias 3 e 6 de setembro. Neste período, foram vistoriadas diversas unidades da empresa. Como ocorreu com a Revap, também se constatou a ausência de inspeções, conforme os padrões normativos, em equipamentos elétricos instalados em áreas potencialmente explosivas.

A Replan foi notificada a apresentar, em 19 de setembro, diversos documentos necessários para ação fiscal. De acordo com o MTE, devido ao volume de informações a serem analisadas, esta ação fiscal deve ser concluída no final de outubro.

No dia 20 de agosto, houve uma explosão seguida de incêndio na  Refinaria de Paulínia, sem feridos. O acidente ocorreu em uma caldeira durante a madrugada, mas a situação foi controlada em menos de uma hora, sem causar grandes prejuízos.

 

Sindicato

Representantes do Sindipetro-SJC (Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos) acompanharam a auditoria realizada pelo MTE em abril, mas até esta sexta-feira (5) a entidade não havia sido notificada sobre as irregularidades encontradas.

"Não sabemos quais as irregularidades apontadas nos autos, mas preocupa que o Ministério do Trabalho tenha encontrado indícios de falhas no controle do cumprimento das normas técnicas de segurança. Com relação às doenças ocupacionais, acredito que tenham relação ao benzeno, já que a Petrobras não reconhece à exposição do produto como risco de câncer", disse Rafael Prado, presidente do SindiPetro-SJC.

Segundo ele, cerca de 1.000 petroleiros trabalham em áreas de exposição ao benzeno na Revap, além de centenas de outros terceirizados que o sindicato não sabe precisar o número.

O Sindipetro tem sete ações coletivas na Justiça do Trabalho exigindo que a Revap inclua o benzeno no PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), histórico da vida do funcionário, com a descrição de todas as atividades, períodos em que esteve a exposição de agentes nocivos e exames médicos, entre outras informações. O documento é usado para comprovar o direito à aposentadoria especial.  "Já temos decisões favoráveis em três ações", ressaltou Rafael.

Nesta sexta-feira (5), considerado o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, sindicalistas fizeram um ato em frente à Revap e entregaram panfletos aos trabalhadores.

 

Meon contatou a Petrobras na manhã desta sexta-feira (5),  mas até as 15h não havia recebido retorno da estatal.

 

______________________

 

 

19/09/2018 - quarta-feira
Resultado de imagem para logo prefeitura de sjc
Plano Diretor inicia audiências públicas nesta quarta-feira
17/09/2018 - 15:30
Fórum Final do Plano Diretor, no Cefe. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 18-08-2018
Os encontros e fóruns de discussão tiveram a participação de mais de 2 mil pessoas 
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A partir desta quarta-feira (19), a Prefeitura de São José dos Campos realiza uma série de audiências públicas para discutir o projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Os eventos serão no período da noite (segunda a sexta-feira) e de manhã (sábado), em locais de fácil acesso, visando facilitar a participação dos moradores.

A primeira audiência será nesta quarta (19), às 18h45, na Casa do Idoso Sul (Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos). Serão 8 encontros até o dia 27, em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural e São Francisco Xavier.

O Plano Diretor (Lei Complementar Municipal 306/2006) organiza o desenvolvimento e funcionamento do município. Vale para toda a cidade, zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001). Orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista a melhoria das condições de vida da população.

As audiências públicas serão mais um momento de receber as contribuições da população, dando continuidade ao amplo processo participativo para construção do principal instrumento de planejamento e desenvolvimento do município. Toda a metodologia de trabalho vem sendo desenvolvida de comum acordo com o conselho gestor, colegiado formado por representantes de diversos segmentos da sociedade e do poder público.

As diretrizes e estratégias de desenvolvimento sustentável que formam o Plano Diretor foram elaboradas a partir da análise dos problemas, oportunidades, prioridades e ideias apresentadas pelos munícipes durante as oficinas comunitárias, que resultaram no diagnóstico do município. Posteriormente, elas foram debatidas com a comunidade em uma série de fóruns de discussão e consolidadas em um encontro final, com mais de 2 mil participações de cidadãos.

Para divulgar ainda mais o tema, a Prefeitura promove a exposição itinerante Plano Diretor – Cidade para Todos. Atualmente no Shopping Centro, a exibição vai até o dia 27 e é aberta ao pública.

No portal do Plano Diretor, estão disponíveis a minuta com os anexos e uma cartilha que ilustra as propostas apresentadas.  

Agenda

Quarta-feira (19)

18h45 –  Casa do Idoso Sul (Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos)

Quinta-feira (20)

18h45 – Escola Municipal Sebastiana Cobra (Rua dos Amores Perfeitos, 95, Jardim das Indústrias)

Sexta-feira (21)

18h45 – Escola Municipal Lucia Pereira Rodrigues (Praça IV Centenário, 401, Jardim Santa Fé)

Sábado (22)

9h – Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora do Bonsucesso (Estrada Juca de Carvalho, 18005, Bonsucesso)

Dia 24 (Segunda-feira)

18h45 – Casa do Idoso Norte (Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana)

Dia 25 (Terça-feira)

18h45 – Casa do Idoso - Unidade Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Bairro Vista Verde)

Dia 26 (Quarta-feira)

18h45 – Escola Municipal Mercedes Rachid Edwards (Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19251, São Francisco Xavier)

Dia 27 (Quinta-feira)

18h45 – Casa do Idoso Centro (Endereço Rua Euclides Miragaia, 508, Centro)

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

 

Apoio / divulgação:  

 

07/07/2017

 

Edital de Eleição Bienal 

da Diretoria da SAVIVER

 

 

ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA SAVIVER para a gestão 2017-2019 

 

EDITAL DE ELEIÇÃO

 

                             O Sr. Lacyr Xavier Lopes, DD. Presidente Interino do Conselho Deliberativo da Saviver e Presidente da Comissão Eleitoral, no exercício de suas atribuições estatutárias, através do presente edital, faz saber que a partir desta data se encontram abertas as inscrições para a apresentação de chapas interessadas em concorrer à ELEIÇÃO BIANUAL da Diretoria da Saviver, para cumprimento de mandato relativo ao período de 01/novembro/2017 a 30/abril/2019 e para a Diretoria do Clube Vista Verde, gestão 2018-2020.

                                   Os moradores associados ou não associados, interessados em concorrer ao pleito, devem compor chapa completa com os nomes e a qualificação dos integrantes/candidatos, e cópia dos respectivos documentos (RG, CPF e comprovante de residência), para os cargos da Diretoria Executiva (6), Conselho Fiscal (6) e Conselho Deliberativo (mínimo de 7 e máximo de 21, e igual número de suplentes), nos termos do art. 32, do Estatuto da Saviver (*Vide site: www.saviver.org/estatuto).   

                                   As chapas devem ser protocoladas no período de 07 de julho a 08 de setembro de 2017 na Sede Administrativa da Saviver, localizada na Rua Malvinas, n.º 93 – sala 5, Centro Comercial do Bairro Vista Verde, de segunda à sexta-feira, das 13h30min às 17 horas, e serão encaminhadas à Comissão Eleitoral para a devida homologação e/ou impugnação até o dia 23 de setembro de 2017.

                                  A eleição será realizada no sábado, dia 07 de outubro de 2017, na EMPSG – Prof. Waldemar Ramos, localizada na Rua México, n.º 84 - Bairro Vista Verde, das 10h00 às 16h00, se houver a inscrição de mais de uma chapa. Ocorrendo a inscrição de =chapa única= a eleição será realizada, neste mesmo dia, às 15h30 (primeira chamada) e/ou às 16h00 (segunda e última chamada), por aclamação, através de Assembleia Geral, com a presença de qualquer número de associados e/ou moradores.

                                 De acordo com disposto no Art. 32, inciso I e II do Estatuto Social da Saviver, somente poderão votar os associados quites com as suas obrigações sociais e os moradores não associados, maiores de 16 (dezesseis) anos, devidamente cadastrados na Saviver, mediante a apresentação do RG, comprovante de residência (conta de luz, telefone ou contrato de aluguel), e do recolhimento da taxa de cadastro (bianual) no valor de uma (1) UFESP; e somente poderão ser votados para os cargos de presidente e vice-presidente da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo os membros associados por tempo igual ou superior a seis (6) meses, anteriores à data de publicação do presente edital de eleição. 

São José dos Campos, 07 de julho de 2017.

 

Lacyr Xavier Lopes

Presidente da COMISSÃO ELEITORAL – Saviver

 

__________________

 

13/08/2016 - sábado

 

Aconteceu ...

 

Dia 06 de Agosto - sábado

Casa do Idoso - Unidade Leste / Vista Verde

Das 12h00 às 16h00

 

 Sucesso !!! 

 

Realização:- SPANI Atacadista e SAVIVER 

Apoio:- Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

Patrocinadores:- SADIA e FANTÁSTICO (Arroz e Feijão)

 

 Diretoria da SAVIVER - Grupo Fênix 

 Gestão: 2016 / 2017 

 

______________________

 

A Diretoria da SAVIVER agradece a todos os participantes pelo

grande sucesso da nossa 1.ª Feijoada Solidária! 

06/08/2016 - sábado

Numa linda demonstração de união e solidariedade, mais de 300 pessoas prestigiaram a 7ª Edição da FEIJOADA SOLIDÁRIA SPANI Atacadista, patrocinada pelas empresas SADIA e FANTÁSTICO (Arroz e Feijão).

O delicioso almoço familiar transcorreu em verdadeiro clima festa, harmonia e descontração, na Casa do Idoso – Vista Verde, no horário das 12h00 às 16h00, com muita música de qualidade e distribuição de brindes, através de sorteios.

O sucesso do evento foi tão grande, que surpreendeu a Equipe Organizadora (SPANI e SAVIVER), que já pensam em realizar outro evento como esse no dia 20 de março de 2017, data de comemoração do 44.º Aniversário do Bairro Vista Verde, cidade de São José dos Campos/SP, em conjunto com todas as igrejas do bairro (Nossa Senhora da Soledade, Aliança Cristã Missionária, Javé Nissi e Testemunhas de Jeová).

Agradecimento especial à Diretoria do SPANI – Atacadista, na pessoa do Sr. Alceu Teixeira, Gerente da Loja de SJCampos, ao Sr. Maurício Feitosa de Freitas -  Gerente de MKT da Rede Central SPANI-Atacadista, pela confiança e por terem acreditado no trabalho sério que a SAVIVER vem desempenhando em prol dos moradores do Bairro Vista Verde, ao longo desses 39 anos, para que todos tenham uma melhor qualidade de vida.

Agradecimento especial para o nobre Vereador Macedo Bastos, amigo do Bairro Vista Verde, por ter prestigiado, com a sua honrada presença, a nossa 1.ª FEIJOADA SOLIDÁRIA, representando o Exmo. Senhor Prefeito Municipal Carlinhos Almeida, que gentilmente cedeu o espaço da Casa do Idoso – Unidade Leste / Vista Verde, para que fosse possível a realização desse evento.

Agradecimento especial, também, ao nosso Diretor de Planejamento – Eng. Paulo Penelluppi, por ter recolhido todo o lixo produzido nesse evento (resto de alimento, para compostagem, copos plásticos, papel e latinhas de refrigerante), que foi destinado - totalmente - para a devida reciclagem junto à Comunidade São Vicente de Paula (Estrada do Cajuru), demonstrando a todos, com esse ato, um belíssimo exemplo de cidadania e responsabilidade ambiental.

Agradecimentos à Dna. Sônia – Cozinheira Chef e Gerente do Restaurante da Sônia & Jorjão (Jd. Motorama), e sua equipe, responsáveis pela preparação dessa deliciosa feijoada.

Parabéns Equipe Fênix pelo excelente desempenho para a realização desse evento, que ficará marcado na nossa história e na memória de todos!

Juntos, organizados e motivados nós somos muito mais fortes!

Vejam, abaixo, as fotos do evento:

 

 

 

 Diretoria da SAVIVER - Grupo Fênix 

 Gestão: 2016 / 2017 

 

"Juntos, motivados e organizados, nós somos muito mais fortes".

__________________

14/06/2016 - Terça-feira

 

 

 CONVITE 

 

Reunião - Dia 15/06/2016 - quarta-feira

 

Na Obra Social N. S. da Soledade

 

às 19h00

 

Coordenação:- Jaqueline Reis 
E-mail:- jaqueline.reis@signi.com.br
 e Tiago Moreira Silva
E-mail:- tiago.silva@signi.com.br
SIGNI - Comunicação e Responsabilidade Social 
 

SIGNI - Agenda 21 (12) 9.9674-0078 / Jaqueline

 (12) 9.8267-1008 / Tiago

 

Apoio: SAVIVER - Sociedade Amigos do Bairro Cidade Vista Verde

Grupo Fênix - Gestão: 2016 / 2017

 

__________________

______________________

 

22/04/2016 - 18h15min.

 

Dna. Lazinha Mascarenhas é o destaque do 

 Jornal da SAVIVER - Edição de Mar. / Abr. 2016 

Veja entrevista, na íntegra, abaixo:

 

 Entrevista 

Entrevista: Jornal da SAVIVER

Edição n.º 142 – MAR / ABR - 2016

Nome: Lázara Mascarenhas Barros

Onde nasceu: Ituiutaba/MG - Triângulo Mineiro

Onde estudou: 

(1) Faculdade Cruzeiro do Sul - Pedagogia; 

(2) Universidade de Guarulhos - Administração e Supervisão Escolar;

(3) Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba - Psicanálise Clínica

Profissão: Aposentada (35 anos, na área de educação)

Profissão atual: Psicanalista Clínica

Estado civil: Casada

Nome do marido: Ângelo José de Barros

Nome dos filhos: Leandro e Felício

Atual membro do Conselho Deliberativo da SAVIVER

 

ENTREVISTA                     

1.  Há quanto tempo mora no Bairro Vista Verde?

R. Desde Julho de 1985, mais de 30 anos.

 

2.  Viver em comunidade é ...

R. Fazer parte de um grupo de pessoas onde a partilha e a boa fé andam juntas, onde há inspiração para o crescimento mútuo.

 

3.  Cite três pessoas que você mais admira e que influenciaram a sua vida...

R. O mestre Jesus, cujos ensinamentos e conduta, influenciaram toda a humanidade, nos trazendo as noções de amor ao próximo, solidariedade, tolerância e respeito; meus pais, cuja humildade, ética e fé na vida tanto me influenciaram; e meus filhos e o meu marido, que sempre me motivaram e incentivaram no meu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.

 

4.  Qual é o caminho para a felicidade?

R. Acreditar em si e no que se faz.

 

5.  Qual é o segredo do sucesso profissional?                                    

R. Embasamento teórico, foco, disciplina e certeza da vocação.

 

6.  O que é ser um (a) amigo (a)?

R. Para mim, amigo é aquele que está presente nos bons e nos maus momentos. É aquele que sabe ouvir num mundo onde ninguém escuta ninguém. Sabe aconselhar e dizer as palavras certas no momento certo. O amigo é aquele que nos acompanha e sonha o nosso sonho.

 

7.  O que você lamenta de não ter feito e gostaria de realizar?

R. Em minha trajetória, fiz mais do que imaginei um dia fazer. Ensinei, aprendi e muito me doei. Ainda não consegui realizar meu sonho de ter meu próprio consultório, para continuar meu trabalho clínico.

 

8.  Três palavras, hoje, muito importantes...

R. Compaixão, compreensão e cooperação.

 

9.  Que qualidades você mais admira nas pessoas?

R. Sinceridade, honestidade e dinamismo.

 

10. O que você não suporta nas pessoas?                        

R. Falsidade.

 

11. Qual é o melhor lugar do mundo para se viver?

R. A minha casa, com a minha família, ... aqui e agora. 

 

12. O que você gosta de fazer nas horas livre?

R. Ler, fazer caminhada pelo bairro, cuidar dos meus animais, plantas, tomar um cafezinho com as amigas...        

 

13. Quais são as suas maiores qualidades?

R. Sinceridade, compreensão e sensibilidade.

 

14. Qual é o seu maior defeito?

R. Impaciência e falar o que pensa. Estou em construção! (risos)

 

15. Qual foi o  momento mais marcante (feliz) na sua vida?

R. Os momentos mais felizes foram quando trabalhei na escola infantil na Rua Caraíbas, no Centro de Educação Infantil “Jean Piaget”. As festinhas infantis, o carinho e afeto das crianças, o convívio com os pais, a amizade estabelecida, o amor colocado no trabalho. Jamais esquecerei. Posso não me lembrar de todos, mas, da “minha turminha do prézinho” (1985), lembro os nomes e seus adoráveis rostinhos. Foi nessa época que me tornei a  "Tia Lazinha”.  Tenho muitas recordações e saudades daquela época. 

 

16. Qual livro ou filme que você recomendaria para os (as) seus (suas) amigos (as)?

R. Livros: O “Vendedor de Sonhos” de Augusto Cury e “A Cabana” de William P. Young.

 

17. Do que você mais gosta no nosso bairro?

R. Do sossego, das pracinhas, do verde, das amizades, dos vizinhos de 2 a 35 anos de convívio, com os quais já nos sentimos família. Acertei quando escolhi morar aqui.

 

18. Desde quando contribui e participa da nossa SAVIVER?

R. Desde quando a Saviver foi criada, em 1977.

 

19. Em sua opinião, qual a importância de ajudar a SAVIVER?

R. Ajudar a Saviver é fortalecer um grupo de pessoas voluntárias, imbuídas do mesmo espírito de trabalho, tendo como objetivo comum, melhorias que são fundamentais para o nosso bairro. Para tanto contamos com a sua participação e contribuição. A Saviver é de todos, e está de portas abertas para receber e ouvir a comunidade.

 

20. O Bairro Vista Verde completou  43 anos  no dia 20/MAR.2016, deixe uma mensagem para a nossa comunidade...

R. Vivemos um tempo de grandes transformações, desejo que a nossa comunidade mantenha, sempre, um espírito de unidade, fraternidade e respeito. Que saibamos, como moradores que somos, independente da nossa orientação religiosa e/ou partidária, conviver harmonicamente em comunidade. Felicidades às famílias do Bairro Vista Verde, e que Deus nos proteja e permita crescermos juntos!!! Eu e minha família amamos este lindo bairro, bastante arborizado e excelente para se morar... Muito Obrigada!!! 

    __________________

Janeiro e Fevereiro de 2016

 

Novembro e Dezembro de 2015

   

Setembro e Outubro de 2015

     

Julho e Agosto de 2015

          

Maio e Junho de 2015

Março e Abril e 2015

 

Maio e Junho de 2013

  

Março e Abril de 2013 

  

Janeiro e Fevereiro de 2013

Novembro e Dezembro de 2012

 

Setembro e Outubro de 2012

 

Julho e Agosto de 2013

Maio e Junho de 2013

REGIAO LESTE
Quinta-feira / 17 de dezembro de 2015 - 10:30

"Emenda secreta" do Vereador Walter Hayashi, em 2010, autorizou obra irregular em área de preservação ambiental (APP).

Matéria extraída do Jornal O Vale 

São José dos Campos/SP

A Lei de Zoneamento em vigor em São José, aprovada em 2010, também ganhou capítulos na Justiça. No início do ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu anular 26 de 27 emendas incluídas pela Câmara durante a votação do texto, as chamadas "emendas secretas".

No parecer dado pelo relator Paulo Dimas Mascaretti, a decisão revela "possíveis danos aos munícipes". Uma dessas emendas, que foi articulada pelo vereador Walter Hayashi (PSB), alterou três áreas residenciais do bairro Vista Verde, seu reduto eleitoral, que antes permitiam só construções horizontais.

Após a aprovação da lei, a Construtora Ticem iniciou a obra de um prédio de oito andares na rua Harvey C. Weeks.

Legal.  A obra não está irregular. Isso porque, apesar da decisão, o Tribunal decretou que a nulidade das 26 emendas não afetaria projetos de novos empreendimentos liberados pela prefeitura até fevereiro deste ano. 

O VALE tentou contato nessa quarta-feira com o vereador Walter Hayashi e com a Construtora Ticem, mas não obteve retorno.

Assista a reportagem da TV Vanguarda no link abaixo:

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/bom-dia-vanguarda/videos/t/edicoes/v/justica-anula-26-emendas-da-lei-de-zoneamento-de-sao-jose-sp/3940466/  

Dá vergonha ver a tentativa do vereador Hayashi de justificar a emenda de sua iniciativa, feita sob encomenda, para beneficiar a Construtora Ticem. O sacripanta tem a cara de pau de colocar a culpa na "Equipe Técnica" da Prefeitura.