Diretoria da SAVIVER conseguiu a desativação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Bairro Vista Verde.

03/12/2016 12:04

01/12/2016

 

SAVIVER x SABESP...  

 

MAIS UMA VITÓRIA DA SAVIVER!

 

Diretoria da SAVIVER conseguiu a desativação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Bairro Vista Verde

 

A Diretoria da SAVIVER, sensibilizada com o sofrimento dos moradores de parte do Bairro Vista Verde, em razão do insuportável mau cheiro produzido pela ETE – Estação de Tratamento de Esgotos da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a partir de 2009 decidiu enfrentar de frente, e com firmeza, esse velho e antigo problema.

 

Ao longo de mais de trinta (30) anos de precário funcionamento da ETE, foram inúmeras e infrutíferas as reclamações dos moradores que residem próximo à referida estação, instalada no coração do Bairro Vista Verde, na Rua Malvinas, defronte com a Delegacia de Polícia – 6º DP. Muitos moradores, que ali moravam, decidiram vender suas casas, por valores abaixo do mercado, e se mudaram para outros bairros.

 

As respostas da SABESP para as reclamações dos moradores, com relação ao mau cheiro insuportável, ao longo de todos esses anos, era sempre a mesma: “Estamos verificando o problema...”, o que demonstrava a total falta de respeito e o completo descaso para com a saúde da comunidade.

 

Esgotadas as tentativas de solução amigável dessa questão, a SAVIVER decidiu contratar uma empresa especializada em Análises Químicas (QUIMLAB - Jacareí-SP), para realizar a análise do descarte do “esgoto tratado” pela ETE no riacho que corta a APP (área de preservação permanente), localizado nos fundos da SABESP.   

 

O resultado do laudo já era o esperado e não nos surpreendeu; ou seja, ficou demonstrado e provado que a SABESP(empresa pública concessionária), na verdade, não realiza nenhum tratamento do esgoto coletado no bairro, despejando-o “in natura” nas águas puras e cristalinas do riacho que corta a APP (área verde Tuffy Simão), nos fundos da ETE, em flagrante e vergonhoso crime ambiental.

 

Diante das provas incontestáveis do crime contra o meio ambiente, por parte da SABESP, e em razão da revolta dos moradores próximos da ETE, a Diretoria da SAVIVER – através do Depto. Jurídico – encaminhou ao Ministério Público Estadual uma representação civil pública, pedindo a instauração do respectivo inquérito criminal, para apurar as responsabilidades e solucionar, em definitivo, esta questão que vinha se arrastando por mais de três décadas, por conta da omissão da autoridade concedente (Prefeitura Municipal) e da CETESB (órgãos responsáveis pela fiscalização).  

 

No mês de outubro deste ano a ETE-Vista Verde foi definitivamente desativada e, através da Estação de Bombeamento, localizada na Av. Pedro Friggi, ao lado do Posto de Gasolina, todo o esgoto do Bairro Vista Verde, Jardim Diamante e demais bairros da Zona Leste, serão bombeados para a nova Estação de Tratamento de Esgotos, recém-construída e inaugurada no Distrito de Eugênio de Melo.

 

Parabéns comunidade! ... Parabéns Diretoria da SAVIVER! ... Sem luta não há vitória!