Estamos dormindo com o inimigo - Inversão Térmica...
ESTAMOS DORMINDO COM O INIMIGO !!!
A REVAP TOMOU VÁRIAS PROVIDÊNCIAS PARA REDUZIR A POLUIÇÃO DO MAU CHEIRO NA VISTA VERDE ESPECIALMENTE DEPOIS QUE A SAVIVER MOVEU AÇÃO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA A PETROBRAS EM 2012.
ENTRETANTO O MAU CHEIRO REDUZIU UM POUCO, MAS CONTINUOU e CONTINUA ...
FINALMENTE DESCOBRIMOS O GRANDE RESPONSÁVEL. ALIÁS NÃO É SÓ UM RESPONSÁVEL. É UMA DUPLA DE RESPONSÁVEIS: UM DELES CONTINUA SENDO A PRÓPRIA REVAP E O OUTRO, OU A OUTRA, É A ATMOSFERA QUANDO ACONTECE A CHAMADA INVERSÃO TÉRMICA.
MUITOS DOS GASES QUE A REVAP SOLTA NO ALTO DAS CHAMINÉS, RETORNA A TERRA, ISTO É, RETORNA PARA AS NOSSAS CASAS DO BAIRRO, PELO FENÔMENO NATURAL DAS INVERSÕES TERMICAS DA ATMOSFERA. FENÔMENO ESTE SOBEJAMENTE COMPROVADO PELOS TÉCNICOS DO SETOR E SENTIDO POR NÓS , PRINCIPALMENTE EM ALGUMAS NOITES DA SEMANA.
EM CASA QUEM MAIS SENTE ISTO SÃO AS CRIANÇAS E OS ADULTOS MAIS SENSÍVEIS. NÃO SÃO TODOS DA CASA QUE SENTEM. MAS O FATO É QUE A POLUIÇÃO INVADE E AGRIDE A TODOS, GARGANTA QUE SECA, GARGANTA QUE ARRANHA, SISTEMA RESPIRATÓRIO SE DETERIORANDO, E INDO PARA ULTIMA LINHA: NOSSA SAÚDE JÁ ESTÁ SENDO DELAPIDADA E AGREDIDA HÁ MUITOS ANOS DE MANEIRA SILENCIOSA.
O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA MINIMIZAR OU RESOLVER ESTA QUESTÃO?
OUTRA VEZ ESTAMOS INDO AO MINISTÉRIO PÚBLICO COM UMA REPRESENTAÇÃO EM RELAÇÃO À REVAP E A CETESB AGORA DE FORMA MAIS ENFÁTICA.
ESTA REPRESENTAÇÃO APRESENTA CERCA DE 29 TÓPICOS, QUE BREVEMENTE EXIBIREMOS O TEXTO INTEGRAL, AQUI, NESTE SITE.
ENTREGAMOS ESTA REPRESENTAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO EM 14 DE SETEMBRO DE 2015, REQUERENDO AS SEGUINTES MEDIDAS POR PARTE DOS PROMOTORES DO GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DO MEIO AMBIENTE DA COMARCA DE S.J.CAMPOS (GAEMA):
I. MEDIDAS DE CONTROLES E AJUSTES
1. DETERMINAR QUE A CETESB VIABILIZE DURANTE 1 ANO NO MÍNIMO, A PERMANÊNCIA DE UM TÉCNICO, NA VISTA VERDE, NO HORÁRIO DAS 19H00 ÀS 07H00 DA MANHÃ. TAL TÉCNICO PODERÁ PERMANECER NA PRÓPRIA SEDE DA SAVIVER.
ALÉM DE TOTAL PROXIMIDADE COM A REVAP, E O PRÓPRIO TÉCNICO TER A INICIATIVA DE SE DESLOCAR À REFINARIA QUANDO PERCEBER O “MAU CHEIRO”, TAMBÉM NOS COMPROMETEMOS A DIVULGAR AOS 10 MIL MORADORES DO BAIRRO QUE ACIONEM O TELEFONE DA SAVIVER NAQUELE HORÁRIO, QUANDO PERCEBEREM O “MAU CHEIRO”.
NA CONSTATAÇÃO DA FONTE EMISSORA, A CETESB DEVERÁ AGIR RIGOROSAMENTE DENTRO DAS PREMISSAS LEGAIS.
2. DETERMINAR QUE A ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE DO AR DO BAIRRO VISTA VERDE PASSE A MEDIR, ALÉM DOS NÍVEIS DE BENZENO E TOLUENO, TAMBÉM (COMO AS OUTRAS ESTAÇÕES DO MUNICÍPIO) OS SEGUINTES POLUENTES:
MP-10 – PARTÍCULAS FINAS
SO2 – DIÓXIDO DE ENXOFRE
NO2 – DIÓXIDO DE NITROGÊNIO
CO – MONÓXIDO DE CARBONO
O3 – OZÔNIO
3. DETERMINAR PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS DA CETESB PARA QUE SEJAM ESTABELECIDOS OS PADRÕES DE POLUIÇÃO DO AR, QUANTO À EMISSÃO DE BENZENO E TOLUENO EM ZONAS URBANAS.
II. MEDIDAS DE SOLUÇÃO
DETERMINAR QUE A REVAP, TENDO EM VISTA A REALIDADE INCONTROLÁVEL DAS “INVERSÕES TÉRMICAS”, POSSA IMEDIATAMENTE APRESENTAR UM PROJETO DENTRO DE UMA DESTAS ALTERNATIVAS ABAIXO E COM CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO:
1ª ALTERNATIVA:
UM ENCLAUSURAMENTO DAS EMISSÕES AÉREAS (CHAMINÉS), EM DUTOS INDUZIDOS E CONTROLADOS, DE FORMA SUBTERRÂNEA OU SOB O SOLO, DIRIGIDOS ATÉ CHAMINÉS LOCALIZADAS DEVIDAMENTE DISTANTES DE ÁREAS URBANAS.
A PRÓPRIA PETROBRÁS JÁ POSSUI TECNOLOGIA EM DESLOCAMENTO DE GASES ATRAVÉS DE DUTOS DE LONGA DISTÂNCIA.
TAIS DUTOS PODERÃO INCLUSIVE, SEGUIREM ATRAVÉS DE TERRAS JÁ DESIMPEDIDAS QUE SÃO UTILIZADAS PELAS REDES DE ALTA TENSÃO DAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS ELÉTRICOS.
2ª ALTERNATIVA (NO CASO DE NÃO CUMPRIR A 1ª ALTERNATIVA OU NÃO APRESENTAR UMA ALTERNATIVA SOLUCIONADORA):
TRANSFERIR A PLANTA PRODUTIVA DA REFINARIA DE S.JOSÉ DOS CAMPOS PARA UMA ÁREA RURAL EM LOCALIZAÇÃO QUE ASSEGURE NÃO PRESENÇA DE DOMICÍLIOS HABITÁVEIS AO REDOR DA REFINARIA EM RAIO A SER DETERMINADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO.
ESTA MEDIDA DE TRASNFERÊNCIA CORRIGIRIA, EMBORA DE FORMA IMPACTANTE NO INÍCIO, UM GRANDE ÊRRO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE ORIGEM, ISTO É, AS AUTORIDADES QUE POR DECISÕES INFELIZES, LOCALIZARAM A REVAP NUMA ZONA URBANA COM DEZENAS DE BAIRROS NO SEU ENTORNO, NUM TOTAL APROXIMADO DE CEM MIL HABITANTES.
SEGUNDO INFORMAÇÕES QUE OBTIVEMOS JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO EM 25 DE SETEMBRO, O PROMOTOR ENCARREGADO DO PROCESSO, JÁ DEU PRAZO ATÉ 23 DE NOVEMBRO DE 2015 PARA QUE A REVAP E A CETESB SE PRONUNCIEM SOBRE OS PROBLEMAS LEVANTADOS E AS MEDIDAS PROPOSTAS.
ESTAREMOS ACOMPANHANDO DE PERTO ESTE ASSUNTO, E INFELIZMENTE, ENQUANTO ISTO, QUANDO A INVERSÃO TÉRMICA ACONTECE NOSSA SAÚDE CONTINUA SENDO AGREDIDA.
Nelson Borges
Administrador-Ambientalista e Diretor Meio Ambiente SAVIVER