Homenagem da SAVIVER ao líder Sul-Africano NELSON MANDELA

31/01/2014 12:15

HOMENAGEM DA SAVIVER...

 

Nelson Mandela - "Tata Madiba": "Um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempocomparado a Martin Luther King Jr. e Mahatma Gandhi"

Líder mundial da luta pela igualdade e contra a discriminação racial.

05/12/2013

 

O mundo chora a morte do líder sul-

africano NELSON MANDELA (95 anos)

 

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".

 

 

Nelson Rolihlahla Mandela (Nascido na aldeia de Mvezo Transkei, zona rural, em 18 de julho de 1918 – cidade de Johanesburgo, África do Sul, e falecido em 5 de dezembro de 2013advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Johanesburgo e iniciar atuação política.

Em 1942 liderou e participou da fundação do CNA - Congresso Nacional Africano (movimento contra o apartheid). Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de 1960. Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.

Em 1960 o CNA é declarado ilegal. Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA, conhecido como "Lança da Nação". Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta contra o "apartheid" (separação), regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do PNAS - Partido Nacional da África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes, negros, foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca. 

Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade de direito, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta contra a segregação racial, acabando como réu em um infame julgamento por traição; foragido da polícia, acabou sendo preso e condenado à prisão perpétua em 1967. Ficou preso por 27 (vinte e sete) anos, de 1967 a 1994, e sendo conhecido como o prisioneiro mais famoso do mundo; após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país, em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.

Em 1994, foi eleito Presidente da República, na primeira eleição multirracial da história sul-africana. Mandela foi presidente da África do Sul entre os anos de 1995 e 1999, criticado muitas vezes durante o seu governo ter sido amigo de ditadores que foram simpáticos ao Congresso (CNA / ANC). Em seu foro íntimo, enfrentou dramas pessoais e permaneceu fiel ao dever de conduzir seu país para o novo regime de liberdade democrática antirracial.

Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direitos humanos. Já recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais.

Com a saúde abalada devido a complicações geradas por uma infecção respiratória, Nelson Mandela morreu em 05 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade. Com sua morte o mundo perdeu uma importante referência histórica da luta pelos direitos humanos e contra a discriminação e o preconceito racial.

Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência. No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas"Mandela foi um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".

 

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".  

  (Nelson Mandela)

 

"Um homem que tira a liberdade do outro é um prisioneiro do ódio, ele está trancado atrás da barreira do preconceito e da intolerância. O oprimido e o opressor, igualmente, têm sua humanidade roubada." - Do livro "Longo Caminho para a Liberdade", de 1995  (Nelson Mandela).