Mau cheiro prossegue e Revap coloca a culpa no calor

26/08/2012 14:47

 

 Mau cheiro prossegue e Revap coloca a culpa no calor

Empresa disse que as altas temperaturas nos últimos meses têm influenciado nos equipamentos. Moradores contestam explicação

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Em resposta às reclamações de moradores da zona leste de São José dos Campos pelo mau cheiro gerado pela Revap (Refinaria Henrique Lage), a empresa alegou que o problema é causado pelas altas temperaturas nos últimos meses, atípicas para o período, que influenciaram em alguns equipamentos.

Já alguns moradores da região contestaram a explicação da empresa.

"Realmente o cheiro ruim diminuiu um pouco, mas piora quando o tempo fica fechado. Acredito que não seja o calor", disse a assistente social Ivani Baccaro Oliveira, 56 anos.

Uma moradora que não quis se identificar contou que além do mau cheiro, a chuva ácida, causada pela emissão de poluentes, tem danificado seu carro que tem apenas quatro meses de uso e muitas marcas.

A poluição ambiental gerada pela produção dos derivados de petróleo tem gerado fortes odores de enxofre, gasolina e querosene.

Lembrando. Em reunião na última quarta-feira com membros da Saviver (Sociedade Amigos do Vista Verde), a Revap (Refinaria Henrique Lage) estipulou prazo de seis meses para que as possíveis causas da emissão exagerada de poluentes, que geram mau cheiro nos bairros da zona leste de São José, sejam controladas. 

Multa. A Cetesb informou que a Revap pagou a multa de R$ 87 mil, aplicada em fevereiro, mas recorreu da decisão. O recurso está em análise.