Minuta

26/08/2012 14:48

 

 Minuta

PREZADOS MORADORES DA VISTA VERDE - VAMOS ACABAR COM O MAU CHEIRO PROVENIENTE DA PETROBRÁS-REVAP ???...

                            Além de oficiar à CETESB em 08/02/11 (ofício no.10-SAVIVER 2011), também provocamos 
uma série de reuniões junto à direção da Petrobrás/REVAP; a partir deste dia, as quais vem propiciando significativos avanços para a solução desta incômoda situação de vários bairros estarem sendo poluidos com o mau cheiro exalado pela Refinaria. Entre estes bairros estão: Vista Verde, Diamante, Jd. Motorama, JD. São Vicente e Jd. Americano.
                             
                             AVANÇO NAS REUNIÕES ENTRE SAVIVER E PETROBRÁS/REVAP
                            Estas reuniões tem contado com os seguintes membros da SAVIVER: Epaminondas, Maria Augusta, Nelson Borges,Gilvan, Leonardo, Gilvan e Geraldinho do Centro Comercial.
                             A Petrobrás/Revap tem contado nas reuniões com a presença dos senhores Luiz Rodolfo, Aislan Greca e alguns profissionais da produção e segurança.
                             Nossa última reunião, dia 25/02, foi feita também com a presença do Comitê de Meio Ambiente e do Presidente do Conselho de Público da Região Leste, Capitão Pires. Estiveram também presentes representantes da empresa SIGNI, a qual faz a interface entre a Revap e a Comunidade.
                           
                             RESULTADOS
                             Resumindo as ações até agora encetadas entre SAVIVER e PETROBRAS/REVAP, do dia 08/02 até 25/02, os resultados são os seguintes:
                             1. Multas aplicadas pela CETESB  neste período, embora as ações até agora feitas pela SAVIVER não visem a aplicação de multas, mas sim a eliminação do mau cheiro. Entretanto a CETESB tem sido envolvida pelos moradores através da SAVIVER para comprovar tecnicamente a existência do mau cheiro no bairro.
                             2. Ótima receptividade, dentro das expectativas da SAVIVER, da direção da Revap quanto à evolução das discussões entre nossa entidade e a empresa sobre o problema do mau cheiro.
                             3. Demonstrações explícitas do conjunto de profissionais responsáveis pela operação da Refinaria, quanto ao empenho e sensibilização nas ações para se diagnosticar e sanar as causas do mau cheiro que chega aos bairros do entorno da REVAP-SJC.
                             4. Dinamização do funcionamento do Comitê de Meio Ambiente do Conselho de Público, como resultado das reuniões havidas.
                             5. Em fase de elaboração, aprovação de um Regulamento Geral para o funcionamento das EMAMs - EQUIPES DE MONITORES AMBIENTAIS, proposto pela SAVIVER, os quais irão agilizar grandemente a apresentação de Projetos de defesa, preservação e educação ambiental.
                             6. Em consonancia com este Regulamento Geral, o Comitê de Meio Ambiente do Conselho de Público já está estudando a implantação imediata de uma EMAM, que se responsabilizará especificamente pelo  projeto para eliminação do mau cheiro nos bairros do entorno.
                             7. Dentro deste Projeto, a SAVIVER, está em conjunto com Petrobrás/Revap, negociando um prazo para que, pelas  providencias técnicas, que estão em andamento, se estabeça um prazo final para que o mau cheiro nos bairros seja eliminado definitivamente.
 
                             PARTICIPAÇÃO
                             Solcitamos que a qualquer hora do dia ou da noite, o morador que sentir o mau cheiro, provindo da REVAP-PETROBRÁS, comunique imediatamente o fato para o telefone:  0800 - 113560 (CETESB)
                               Os telefones da REVAP-PETROBRÁS, para reclamações, são os seguintes:
                               * 3928-6303 / 3928-6602 / 3928-6552 - Administração, Gerência e Supervisão Geral - das 07h30 às 16h30
                               * 3928-6511 / 3928-6200 - Coordenador de Turno - das 16h30 às 07h30 
                            Seu telefonema será de extrema importância para podermos desenvolver o Projeto citado porque ele fará parte de um ciclo de constatações que não é possivel se fazer apenas com denúncias esparsas e pontuais. Os telefonemas com endereços, dias e horários entrarão na composição de um mapa diagnóstico que, combinado com uma série de variáveis do processo produtivo e das condições atmosféricas, propiciará elementos fundamentais para se chegar às soluções do problema.
                           Por favor,  em seu benefício e de sua família, telefone. Não importa a hora. Você estará dando uma inestimável ajuda.
                           Se você quizer uma cópia por e-mail deste Projeto, " EMAM-1 / Mau Cheiro", telefone ou mande seu e-mail à SAVIVER:
* fone: 3929-5518 (SAVIVER - expediente das 13h30 às 17h30)  ou  e-mail: saviver2010@hotmail.com
                           SOMENTE COM A PARTICIPAÇÃO ORGANIZADA E ORDEIRA DA COMUNIDADE É QUE AVANÇAREMOS MAIS RAPIDAMENTE NA CONQUISTA DE UMA MELHORIA CONTÍNUA DE NOSSA QUALIDADE DE VIDA !
 
 
Epaminondas de Paula Freitas Filho