Moradores do Bairro Vista Verde rejeitam obra da Sabesp, em São José dos Campos?SP

19/09/2015 14:48
 
 Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015

Moradores do Vista Verde rejeitam obra da Sabesp no bairro

 

Interligação da captação de água de poços com sistema do Paraíba gera polêmica; comunidade apela à prefeitura

São José dos Campos/SP

Moradores do Vista Verde, bairro da zona leste de São José, irão procurar a prefeitura para tentar barrar obra da Sabesp que interligará a captação de água em poços artesianos, que abastece o bairro, com sistema do rio Paraíba.


A companhia informou que o serviço tem caráter preventivo para funcionar como alternativa em caso de interrupção no abastecimento dos poços artesianos, como durante manutenções.


Para os moradores, contudo, a qualidade da água dos poços é melhor do que a do rio Paraíba, o que justificaria o empenho em barrar a interligação dos sistemas. “O bairro é contrário à obra. Todos estão preocupados”, disse Maria Augusta Moraes, presidente da Saviver (Sociedade Amigos do Vista Verde).

Encontro. Em audiência pública na última segunda-feira, representantes da Sabesp e cerca de 300 moradores do Vista Verde se encontraram para debater o assunto. A companhia reforçou o caráter preventivo da obra e afirmou que não há diferença na qualidade da água distribuída à população.


Os moradores não ficaram satisfeitos e vão procurar a prefeitura para suspender a obra, que segue paralisada. “A interligação dos sistemas tem como objetivo garantir a segurança do abastecimento”, informou a Sabesp.


Procurada, a Secretaria de Obras de São José disse que a interligação está prevista no Plano Municipal de Saneamento desde 2005 e que pediu manifestação da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado) sobre o assunto. 

________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários:

Mais de 90% da água distribuída pela Sabesp em São José dos Campos, é do rio Paraíba (incluindo as interligações com poços artesianos). Raríssimos são os bairros que ainda mantém 100% de distribuição por poços artesianos na cidade. E a preocupação dos moradores do bairro Vista Verde, tem sentido. Para se tratar uma água de um lençol freático (Poços), utilizam-se pouquíssimos produtos químicos, que normalmente são Cloro e Flúor. Já para outros corpos (Rios, lagos, represas, açúdes e etc...), são utilizados no mínimo; Cal, carvão, cloro, flúor e etc... (Obs: Cada tipo de água, exige um tipo de tratamento químico). Então, esse "papo" da Sabesp que: "não há diferença na qualidade da água distribuída à população", para mim é balela.

Comentado por CASANOVA, 18/09/2015 - 08h30

 

 

Atendendo o chamamento da Saviver, mais de 300 moradores do Bairro Vista Verde compareceram à Audiência Pública realizada na segunda-feira, dia 14/09 às 19h30, no Auditório da Casa do Idoso/Leste - Vista Verde. Eles exigiram a continuidade do uso da água dos poços artesianos e disseram não à água que a Sabesp retira do rio Paraíba – confira: https://www.saviver.org/news/moradores-do-bairro-vista-verde-cidade-de-sao-jose-dos-campos-sp-nao-aceitam-agua-do-rio-paraiba/ - Presente à reunião, representando a prefeitura, o responsável pelas concessionárias, Rene Mina Vernice, criticou a Sabesp afirmando, entre outras, que a empresa desperdiça mais de trinta por cento da água que trata através de vazamentos nas tubulações. Lembrando que o rio Paraíba está praticamente exaurido e considerado uma manancial altamente poluído. Não é de hoje que o conhecido médico José de Castro Coimbra denuncia que a água fornecida pela Sabesp contém produtos químicos, metais pesados, fármacos, hormônios sexuais e desreguladores endócrinos extremamente danosos à saúde, em especial à tireoide das mulheres, confira: https://www.youtube.com/watch?v=B_E4Jzp-UNM – Além disso a Sabesp criminosamente despeja esgoto in natura no rio que corta a Vista Verde, confira:https://www.youtube.com/watch?v=B0NnsYgg28A - A água é um recurso vital e não é um produto comercial como quer a Sabesp que possui ações na Bolsa de Nova Iorque com acionistas sedentos de lucro. A Sabesp investe alto nos veículos de comunicação, o chamado cala-boca, uma caixa preta a ser arrombada. Apesar de convidados, nenhum vereador compareceu à audiência na Vista Verde, o mesmo aconteceu com a mídia, rádios, TVs e jornais que deixaram de comunicar um grande acontecimento documentado por Lucas Lacaz Ruiz. Atenção Ministério Público e Polícia Federal: essa revolta dos moradores da Vista Verde em face da Sabesp pode ser o início de uma grande denúncia, a ponta do iceber de uma enorme maracutaia. São José dos Políticos Pilantras. Que cidade!

Comentado por Ricardo Faria, 18/09/2015 - 10h47

 

 

Sinto dizer a vocês mas a ligação já foi feita nos fundos da estação de bombeamento. Está lá para quem quiser ver. Inclusive na época da execução da obra, danificaram a tubulação do poço artesiano da Rua Venezuela.

Comentado por Sombra, 18/09/2015 12h01