Observatório mira licitações em São José

26/08/2012 14:38

 

 Observatório mira licitações em São José

Lançamento do Observatório Social em São José


O Observatório Social de São José dos Campos, organização lançada ontem, vai focar seu trabalho no acompanhamento das licitações conduzidas pelos gestores políticos da cidade.

A ideia é trabalhar de forma preventiva para que o dinheiro público não seja utilizado de forma indevida.

Ontem, na primeira reunião para discutir a implantação do grupo, que será formado por membros da sociedade civil organizada, ficou acertado que será apresentado um termo de compromisso aos pré-candidatos ao Paço.

No documento, os ‘prefeituráveis’ se comprometem a facilitar o trabalho do Observatório enquanto organização da sociedade civil, facilitando o acesso a dados oficiais.

"Nosso trabalho é preventivo. Queremos acompanhar os editais das licitações para ajudar a evitar que ocorram irregularidades", afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Educação Fiscal da Receita Federal, Ana Cristina Zuccaro Wajsman.

Encontro. Durante seminário realizado ontem no auditório do Sesc São José, os idealizadores do Observatório definiram que a primeira reunião de trabalho do grupo será no dia 31 próximo.

Nela, deverão ser definidas metas e cronogramas de trabalho. Além de acompanhar as licitações, o grupo pretende organizar eventos durante a campanha eleitoral ao Paço.

Para possibilitar o acompanhamento dos gastos públicos, os membros do Observatório Social serão capacitados pelos parceiros do projeto.

O objetivo é que eles compreendam o funcionamento técnico e jurídico das licitações para, com embasamento, apontar possíveis falhas ao gestores públicos.

Caso os apontamentos do grupo sejam ignorados, o grupo pretende encaminhar as supostas inconsistências a órgãos de controle, como o Ministério Público.

No encontro de ontem, que teve a presença de cerca de 60 pessoas, o procurador da República em São José Fernando Lacerda Dias falou sobre transparência e controle social.

SAIBA MAIS

O que é?

O Observatório Social é uma organização que tem como objetivo acompanhar gastos públicos e apontar possíveis irregularidades

Participação

Qualquer cidadão interessado pode integrar o Observatório, que trabalhará em parceria com o Ministério Público

Discussões

No dia 17, idealizadores do grupo em São José participam de encontro do programa Cidades Sustentáveis, que deve contar com presença dos pré-candidatos ao Paço. O termo de compromisso será entregue na ocasião. Primeira reunião de trabalho será no dia 31.

O Presidente da Saviver, Epaminondas Freitas Filho esteve presente no evento