Revelando São Paulo - 13ª Edição Vale do Paraíba e Litoral Norte

17/07/2014 12:49

09/07/2014 - quarta-feira



De 9 a 13 de Julho de 2014 - Revelando São Paulo lança cartaz da 13ª Edição Vale do Paraíba 2014

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), a Abaçaí Cultura e Arte e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, publicaram nessa segunda-feira (07), às 10h, o cartaz da 13ª edição do Revelando São Paulo Vale do Paraíba 2014. A cerimônia de lançamento aconteceu na sede da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes 100), no Parque da Cidade.

O 13º Festival Revelando São Paulo Vale do Paraíbae Litoral Norte, que será realizado de 9 a 13 de julho no Parque da Cidade em São José dos Campos/SP, tem em seu cartaz o Moçambique da Vila Tesouro, um dos grupos mais tradicionais desta cidade, da família do Mestre Moçambique Antônio Gusmão.

O cartaz segue o tema que ilustra todas as edições do Revelando São Paulo: Permanência e Continuidade. Com este conceito, a proposta é revelar as tradições culturais passadas de geração à geração, preservando a experiência dos antigos e garantindo a trajetória dos mais novos. Desta forma, se salvaguarda os saberes e fazeres de quem transformou a cultura tradicional algo indissociável de seu modo de vida.

Destaques

A edição deste ano do Revelando São Paulo - Vale do Paraíba dará destaques para culinária com os pinhões. Serão bolos, arroz com pinhão, bolinho caipira de carne com pinhão e outras receitas tradicionais. A culinária com içá também estará presente no festival.

A sacizada é outro destaque do festival. Comum em várias cidades do Vale do Paraíba, o município de Monteiro Lobato trará esta tradicional brincadeira para interagir com o público do festival.

Para esta edição, são esperados cerca de cem municípios que estarão nos espaços de culinária, artesanato e rancho tropeiro. Estão previstas apresentações de 30 folias de reis, 40 Congos e Moçambique, 10 orquestras de violas e outros grupos de catira, seresta, bonecões e cortejos pelas ruas.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, evento que faz parte do festival, também será ampliada, antecipando a programação do Revelando São Paulo em Monteiro Lobato, onde haverá o plantio da Bandeira da Paz e o levantamento dos mastros festivos no bairro do Taquari.

Mais informações no site Revelando São Paulo www.revelandosaopaulo.org.br.  

Leia mais notícias: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Leia mais notícias: Assessoria de Planejamento de Comunicação