Saviver denuncia despejo de esgoto

26/08/2012 14:38

 

Saviver denuncia despejo de esgoto

JORNAL O VALE - NOSSA REGIÃO
May 8, 2012 - 03:01
Saviver denuncia despejo de esgoto

Thiago Leon

O lodo do tratamento de esgoto, que deveria ser enviado ao aterro sanitário municipal, no Torrão de Ouro, estaria sendo despejado no córrego Cajuru

São José dos Campos

Estação da SABESP

A Saviver (Sociedade Amigos do Bairro Vista Verde) entra hoje com uma representação no Ministério Público de São José contra a Sabesp, por lançamento de resíduo de esgoto no córrego Cajuru, que corta o bairro e é afluente do Alambari.

Segundo a denúncia, o lodo do tratamento de esgoto, que deveria ser enviado ao aterro sanitário municipal, no Torrão de Ouro, estaria sendo despejado no riacho.
Para basear a denúncia, a Saviver pediu análise em um laboratório químico da água do córrego antes e depois da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp no bairro.
O resultado mostra que a quantidade de coliformes fecais saltou de 30 ml para 26 mil ml, quando o máximo permitido é 1.000 ml. 
“O mau cheiro é constante e há moradores querendo ir embora por causa do problema”, disse Domingos Malhone, diretor da Saviver.

Outro lado. Em nota, a Sabesp informou que não há lançamento de esgoto in natura no local e que convidará a Saviver para conhecer a estação. O sistema, segundo a empresa, opera em condições normais.
Sobre o mau cheiro, a Sabesp disse que a origem pode ser de ligações irregulares de esgoto em imóveis.