Tratamento com Laser na Micose de unha (onicomicoses) - Dr. Flávio Fernandes - Podólogo / São José dos Campos-SP

27/03/2015 10:22

Tratamento com Laser na Micose de unha (onicomicoses)

 

Um dos problemas mais antigos e difíceis de tratar e a micose de unha (onicomicoses), agora tem um novo tratamento, com excelentes resultados, e em curto período de tempo, Terapia Fotodinâmica (PDT) Laser Terapêutico de baixa Potencia.

Quem não conhece alguém que tem? Até mesmo você, que está lendo agora está informação pode ter! Pois agora, uma nova tecnologia chegou para ajudar neste tratamento com ótimos resultados, em curto espaço de tempo, procurando oferecer tratamentos cada vez mais eficazes.

A Podologia está sempre procurando novas técnicas e equipamentos que possam ser utilizados, e a grande novidade foi à descoberta do Laser Terapêutico. Apesar de estar sendo usado já há vários anos na medicina, só recentemente é que ficou provada que o Laser tem grande importância quando aplicado na Cicatrização de Feridas, inflamações decorrentes de Unhas encravadas, Frieira, e também tratamento da unha com micose (onicomicoses).

Em casos crônicos, que não houver comprometimento da matriz da unha dependendo do que o paciente fez anteriormente, poderá ter cura do problema se o organismo reagir ao tratamento, ou melhoras bem acentuadas, o que é ótimo em muitos casos já graves. Havendo comprometimento da matriz da unha, fica muito difícil a recuperação.

O tratamento é de forma multidisciplinar, o Dermatologista deverá ser consultado para buscar melhores resultados.

Seguem algumas duvidas sobre o Tratamento com Laser:

 

Sente se alguma dor na aplicação do Laser?

O uso do laser não causa nenhum desconforto ao paciente, já que sua potência é baixa, não esquenta, não arde, não dói, não causa prurido e nem traz nenhum desconforto. Com isso, deixamos bem claro que não se trata de um laser cirúrgico, mas sim de um laser terapêutico. O laser de baixa potência usado em Onicomicose causa uma reação química na unha, que mata os fungos, e nas Feridas acelera o processo de mitose das células e por isso estimula a desinflamação e a cicatrização, diminuindo também a dor.

 

Quem não pode usar o Laser?

O laser não pode ser usado em pessoas que possuem tumores malignos, porque, como sabemos, ele acelera a proliferação celular. Também não se deve utilizá-lo em pessoas com doenças de coração sem autorização médica, em pessoas com idade avançada e em condições físicas precárias devido a alguma doença grave ou em outras situações, as quais o médico considere inadequado o uso do laser.

 

Como é o tratamento com Laser?                             

O tratamento é feito por aplicações do Laser no local a ser tratado, cada paciente passa por uma avaliação, antes de iniciar o Tratamento, de acordo com a Patologia será orientado como deverá ser feito o tratamento de forma personalizada e única.

 

A contaminação da lâmina ungueal (unha) por fungos e/ou cândidas, ocorre devido ao contato com instrumentos e locais contaminados (alicates, lixas, praias, fezes de animais domésticos, piscinas, etc...) que se tornam um ambiente propício para se instalarem e se multiplicarem, com tudo que eles precisam: um local quente, úmido e escuro.

 

O laser atua como acelerador no crescimento da lâmina saudável e destrói os fungos através da terapia fotodinâmica, sua aplicação é pontual e trabalha cada cm² da área afetada. Por ser energia pura e de alta intensidade, toda energia direcionada é absorvida pelas células, essa por sua vez reage no tecido quimicamente, por esse motivo falamos que o laser é um biomodulador tecidual.

A principal diferença da ação do Laser das outras técnicas utilizadas na Podologia é que o benefício celular é produzido de dentro para fora, ou seja, a célula absorve os efeitos do laser através da sua ação nas mitocôndrias, promovendo sua rápida recuperação e cura. No tratamento da onicomicose a fonte óptica mais adequada é a vermelha (Red Photo Therapy), pois, possui melhor absorção na superfície da pele ou lâmina ungueal (unha).

Portanto, com o crescimento rápido da unha, a região infestada é rapidamente eliminada, e fica evidente a cura em curto espaço de tampo, sem precisar tomar medicamentos por longo período. Quanto maior a região comprometida da unha, maior será o tempo do tratamento, portanto não demore em iniciar o tratamento. Todos sabem que a onicomicose é difícil de tratar, e com o tratamento convencional existem varias reincidivas. Por isso é muito importante o comprometimento e colaboração do Paciente. (Dr. Flávio Fernandes - Podólogo)

 

#Marque uma consulta com seu um Dermatologista, e procure um Podólogo especializado.

 

Referencias:-

(FAERGEMANN e BARAN, 2003); (SIDRIM E MOREIRA, 1999); (LAMBRICH E LECHA, 2002); (BALLESTÉ et al., 2003); (BALLESTÉ et al., 2003); Ribeiro e Zezell (2004); Reação do tipo I e reação do tipo II (MELLO et al., 2001) e (ALLISON et al., 2004).